FORMAÇÃO INICIAL EM PSICANÁLISE
Periodicidade: Sessões quinzenais
Segundos e quartos sábados de cada mês
Horário: Das 14:00 às 18:00 (Horário de Brasília)
Início: 10 de agosto de 2024; Fim: 14 de dezembro de 2024
Os Seminários que são "a cara e a coragem" de nossa Escola e de nossa Sociedade estão de cara nova. Agora os Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) são gratuitos e abertos a todas e todos que queiram conhecer e se iniciar no universo da psicanálise. Ministrados por docentes experimentados, membros da Formação Avançada de Analistas Membros da Escola e também por discentes da Formação Inicial e da Formação Continuada em Psicanálise, os Seminários sobre o Caso MLC propriciam uma experiência únia. Trata-se de um Laboratório - que conta horas para a Formação Inicial e para a Continuada - no qual xperimentamos procedimentos de investigação dos processos inconscientes, assim como técnicas de tratamento psicanalítico, hipóteses diagnósticas etc. Venha conhecer!
Em sua nona oferta, os Seminários Clínicos sobre o Caso Maura Lopes Cançado (MLC) se propõem a uma Introdução à clínica borderline. Discutimos dia a dia, relato a relato, o discurso de Maura Lopes Cançado no Hospital Gustavo Riedel (no Engennho de Dentro, Rio de Janeiro) entre outubro de 1959 e março de 1960. Neste semestre, que se inicia em 10 de agosto e se conclui em 14 de dezembro, teremos vários profissionais, analistas e formação e psicanalistas membros da Sociedade Brasileira de Daseinspsicanálise - Instituto de Daseinspsicanálise, cada um com o seu enfoque específico, enriquecendo as discussões do Caso MLC. Também abordaremos questões como a da esquizofrenia, da depressão e de outras condições patológicas em sua relação com o assim chamado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).
O objetivo destes Seminários é a formação inicial e continuada, especificamente para o desenvolvimento clínico da análise e da supervisão de psicanalistas voltados para a Daseinspsicanálise. Essa a direção da psicanálise afinada a um tempo com a práxis psicanalítica a mais rigorosa – que assume como seus pontos de partida a existência de processos psíquicos inconscientes e os fatos da transferência e da resistência – e as exigências do tempo atual as mais prementes, em especial o entendimento daseinsanalítico do ser-aí humano. Situação em que a Daseinspsicanálise assume como orientação teórica básica o pluralismo em psicanálise, isto é, a pluralidade dos resultados teóricos das interpretações e intervenções práticas possíveis, assim como o primado da práxis psicanalítica sobre a teoria, portanto, mantém igualmente como orientação básica, a assunção dos pontos de partida acima referidos como princípios fundamentais.
O Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado se impõe assim como uma contribuição inestimável para toda e todo psicanalista que deseje compreender e praticar a psicanálise a partir de um quadro teórico-clínico adequado aos tempos atuais, integrando a práxis terapêutica a mais bem-sucedida nos últimos 150 anos e o entendimento-de-ser do ser-aí humano que o concebe em sua globalidade, em si e na sua totalidade vivente.
Se você chegou até aqui e ainda não é psicanalista, mas deseja formar-se numa instituição filiada à International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), na qualidade de Grupo de Estudos, e ao mesmo tempo pluralista (na teoria) e ortodoxa (na clínica), inscreva-se hoje mesmo no Seminário Clínico sobre o Caso Maura Lopes Cançado, que nesta edição é oferecido COMPLETAMENTE GRATUÍTO. Aproveite e conheça outros benefícios oferecidos pela SBDp-ID.
Torne-se membro da SBDp-ID e faça um curso com 50% de desconto. Você ainda poderá fazer um segundo curso com 90% de desconto e um terceiro com 60% de desconto. No total, fará três cursos pelo valor de um. Somos uma organização sem fins lucrativos, não política e não confessional voltada exclusivamente para o desenvolvimento clínico e científico da psicanálise segundo o pluralismo da teoria e a ortodoxia da prática psicanalíticas em seus princípios constitutivos. Nossos seminários são quinzenais e ocorrem às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados. Escolha o seu e venha conosco construir a psicanálise do século XXI.
Entre em contato para saber mais sobre os seminários clínicos e teóricos, assim como sobre a análise didática e a supervisão.
PARA SABER MAIS, FAÇA CONTATO:
Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402
Nosso E-mail: efpid.sbdpid@gmail.com
FORMAÇÃO ABERTA EM PSICANÁLISE
Segundo Semestre de 2024
INTRODUÇÃO À CLÍNICA BORDERLINE. CASO MAURA LOPES CANÇADO IX
A avaliação consiste em um comentário livre sobre o conteúdo desenvolvido no semestre, sob a forma de artigo científico, com no mínimo 8 e no máximo 15 páginas. A avaliação é pré-requisito para a conclusão da disciplina no âmbito da Formação Inicial em Psicanálise e critério para certificação no caso de a disciplina ter sido cursada no formato de Formação Continuada ou como disciplina isolada.
Coordenação geral deste Seminário: Roseila Pretto
É preciso estar logado para adquirir esse curso.