FORMAÇÃO CONTINUADA EM PSICANÁLISE
Periodicidade: Sessões quinzenais
Segundos e quartos sábados de cada mês
Horário: Das 08:00 às 12:00 (Horário de Brasília)
Início: 10 de agosto de 2024; Fim: 14 de dezembro de 2024
O Seminário sobre os Fundamentos da clínica psicanalítica da Neurodivergência: Altas Habilidades/Superdotação, Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade consiste no aprofundamento das questões desenvolvidas no Seminário sobre a Psicanálise da Neurodivergência, ministrado no primeiro semestre de 2024, e que todas e todos os matriculados nestes "Fundamentos..." também poderão acompanhar por um valor simbólico. Para isso, depois de matricular-se no Seminário sobre os Fundamentos da clínica psicanalítica da Neurodivergência, é só entrar em contato conosco para que você tenha acesso ao desconto superespecial para acompanhar o Seminário (agora gravado) sobre a Psicanálise da Neurodivergência.
A cada dia multiplicam-se as situações de sofrimento psíquico e os diagnósticos em torno das assim chamadas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Diante disso, muito profissionais da área da saúde mental em geral e da área psi em especial têm observado uma "inacreditável epidemia", conforme afirma Patrick Landman para o caso do TDAH; o que também acontece com as AH/SD e com o TEA. Mas seria isso mesmo? Como separar a inflação diagnóstica e os casos que, de fato, se apresentam como AH/SD, TEA e TDAH e, assim, propor um tratamento adequado para todas e todos que sofrem com a situação em que se encontram?
O primeiro passo seria desmistificar cada uma dessas condições no que diz respeito às assim chamadas "psicopatologias" e colaborar para a emergência dos sujeitos em questão em cada uma delas, aos quais designamos sujeitos neurodivergentes. Um sujeito neurodivergente é, acima de tudo, um sujeito singular - caso em que ele cumpre a função primaz da emergência da liberdade e da respopnsabilidade subjetivas, função que em cada sujeito se apresenta de um modo completamente diferente e o constitui como diferente em relação aos outros, sendo esta a premissa básica de seu processo de identificação. Não obstante, o sujeito neurodivergente também se mostra um sujeito cujo funcionamento psíquico se apresenta como neuroatípico e, nesse caso, diverge neurologicamente do funcionamento considerado padrão; situação em que, ao nível psíquico propriamente dito, produz diferenças importantes no trato com as emoções, ao nível se suas experiências ontológicas, portanto com o seu ser ou, mais especificamente no seu ser-aí, em seu ser-um-com-os-outros-no-mundo. O Eu do sujeito neurodivergente produz assim uma defesa que então se lhe aparece como fundamental: a cisão entre o cognitivo e o afetivo, entre o intelectual e o emocional. Quando o afetivo e o emocional, devido ao seu caráter hipersensível ou sobre-excitável, são submetidos e mesmo impedidos de sua livre elaboração pelo cognitivo e pelo intelectual, permanecendo pois subdesenvolvidos enquanto estes se todos hiperdesenvolvidos.
Em vista disso, o Seminário sobre Psicanálise da Neurodivergência se propõe a uma Introdução à clínica da neurodivergência, em rigor, a uma investigação em torno dos mecanismos de defesa que se manifestam nas AH/SD, no TEA e no TDAH de modo a tornar possível a sua desativação clínica. Isso implica trazer à tona o sujeito que em cada caso permanece submerso no assim chamado trasnstorno - no caso do TEA e do TDAH - e o sujeito segregado das AH/SD. Em cada encontro deste Seminário serão trabalhadas vinhetas clínicas específicas cujo propósito principal consite na ilustração dos aspectos teóricos tematizados; o que também se mostrará como uma aproximação para o estudo de caso completo (ou para os estudos de casos completos) que o Seminário também desenvolverá.
O objetivo deste Seminário é a Formação Inicial e Continuada, especificamente para o desenvolvimento clínico da análise e da supervisão de psicanalistas voltados para a Daseinspsicanálise. Essa a direção da psicanálise afinada a um tempo com a práxis psicanalítica a mais rigorosa – que assume como seus pontos de partida a existência de processos psíquicos inconscientes e os fatos da transferência e da resistência – e as exigências do tempo atual as mais prementes, em especial o entendimento daseinsanalítico do ser-aí humano. Situação em que a Daseinspsicanálise assume como orientação teórica básica o pluralismo em psicanálise, isto é, a pluralidade dos resultados teóricos das interpretações e intervenções práticas possíveis, assim como o primado da práxis psicanalítica sobre a teoria, portanto, mantém igualmente como orientação básica, a assunção dos pontos de partida acima referidos como princípios fundamentais. O Seminário sobre os Fundamentos da clínica psicanalítica da Neurodivergência se impõe assim como uma contribuição inestimável para toda e todo psicanalista que deseje compreender e praticar a psicanálise a partir de um quadro teórico-clínico adequado aos tempos atuais, integrando a práxis terapêutica a mais bem-sucedida nos últimos 150 anos e o entendimento-de-ser do ser-aí humano que o concebe em sua globalidade, em si e na sua totalidade vivente, em suma, a um tempo como ser cognitivo e afetivo, intelectual e emocional.
Se você chegou até aqui e ainda não é psicanalista, mas deseja formar-se numa instituição filiada à International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), a um tempo pluralista (na teoria) e ortodoxa (na clínica), inscreva-se hoje mesmo no Seminário sobre os Fundamentos da clínica psicanalítica da Neurodivergência: Altas Habilidades/Superdotação, Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Torne-se membro da SBDp-ID e faça este Seminário com 50% de desconto. Você ainda poderá fazer um segundo seminário com 90% de desconto e um terceiro com 60% de desconto. No total, fará três cursos pelo valor de um. Nossa Sociedade existe desde junho de 2022 e é reconhecida pela International Federation of Psychoanalytic Societies, IFPS, como Sociedade membro, a título de Grupo de Estudo desde Somos uma organização sem fins lucrativos, não política e não confessional voltada exclusivamente para o desenvolvimento clínico e científico da psicanálise segundo o pluralismo da teoria e a ortodoxia da prática psicanalíticas em seus princípios constitutivos. Nossos encontros são quinzenais, sempre nos segundos e nos quartos sábados de cada mês, de agosto a dezembro de 2023.
Entre em contato para saber mais sobre os seminários clínicos e teóricos, assim como sobre a análise didática e a supervisão.
PARA SABER MAIS, FAÇA CONTATO:
Nosso WhatsApp: (42) 98808-4402
Nosso E-mail: efpid.sbdpid@gmail.com
FORMAÇÃO CONTINUADA EM PSICANÁLISE
Seminário sobre os Fundamentos da clínica psicanalítica da Neurodivergência: Altas Habilidades/Superdotação, Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade
SCT-FC – Seminário Clínico-Teórico, Formação Continuada (1ª matrícula)
STT2 – Seminário Teórico, Segundo Tempo (3ª ou 4ª quarta matrícula)
SCT2 – Seminário Clínico, Segundo Tempo (3ª ou 4ª quarta matrícula)
Coordenação geral deste Seminário por:
Manuel Moreira da Silva
PagarMe em até 3 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.
Pagseguro em até 3 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.
Boleto em até 3 vez(es) sem juros .
Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .